Terça-feira, 1 de Janeiro de 2008

Acção Didáctica

 

Pedro Costa Narração

Rodrigo Amado/Nuno Torres Saxofone

 

Apresentação


Criado em 2002 por Pedro Costa (produtor musical na área do Jazz, crítico, editor) e Rodrigo Amado (músico de Jazz e crítico no jornal Público), o programa “O Jazz visita as Escolas” passou já por inúmeras escolas em localidades como, Oeiras, Alhandra, Angra do Heroísmo, Coimbra, Seixal, Leiria, Torres Novas, São Martinho do Porto, Alcobaça, Montemor-o-Velho e Faro, entre outras, sempre com os melhores resultados. Tiveram especial relevo as 8 sessões efectuadas para a Coimbra Capital Nacional da Cultura 2003, em que foram percorridas várias localidades do Distrito de Coimbra.

O projecto está estruturado em sessões de duas partes, cada uma equivalente a uma aula (aproximadamente 50 minutos cada parte com um intervalo pelo meio).
Na primeira parte é abordada a história do Jazz, de uma forma sucinta, sendo apresentada uma contextualização histórica e social, em que são ainda contados alguns episódios rocambolescos, ou de particular curiosidade, como forma de prender a atenção dos alunos. É exemplar a história do músico de jazz branco que, por querer tocar e ir em digressão com uma banda de músicos negros (no início eram estes que sabiam realmente tocar jazz), pintava-se com graxa para se fazer passar por negro.
Para melhor compreensão, e para dinamizar o ritmo da sessão, são mostrados vários exemplos em CD e DVD, ilustrando várias épocas e estilos, desde New Orleans e as orquestras de Swing, passando pelo Free Jazz e o Be-Bop.
São também apresentados aos alunos alguns dos maiores génios do Jazz como Louis Armstrong, Duke Ellington, Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Charlie Parker, Miles Davis ou Albert Ayler, entre tantos outros.
Na segunda parte a abordagem é mais prática, sendo os alunos convidados a participar, interagindo com o músico, Rodrigo Amado, de várias formas possíveis. São distribuidos pelos participantes pequenos instrumentos de percussão, que são depois utilizados em alguns exercícios rítmicos em que os alunos têm um primeiro contacto com a improvisação musical. Isto é feito organizando os alunos por grupos, em que cada um deles faz uma sequência rítmica musical diferente, interagindo com o saxofone de Amado. Ora improvisando livremente, ora estabelecendo regras, ora constituindo os próprios alunos uma orquestra que tanto é sugestionada pelo solista com ela própria sugere a este um caminho a seguir.
Julgamos nós que esta é uma forma muito interessante de mostrar aos alunos os princípios base desta música afro-americana, nomeadamente dar-lhes uma noção de improvisação. Não se pretende iniciar os alunos em qualquer instrumento, antes despertar o interesse por esta música, ou pela música em geral, fazendo-os perceber os rudimentos de um estilo musical completamente desconhecido para a maior parte deles.
 

 



publicado por Portugal Jazz às 15:40
link do post | adicionar aos favoritos

AGENDA

Fevereiro
02 e 03 - Coimbra
03 e 04 - Torres Novas
Apoios
Destaques
Fotografia | Vídeo | Reacções
Contactos
geral@portugaljazz.org
Tel +351 239 837 078
Morada
Largo D.Dinis - Apartado 3149
3000 - 401 COIMBRA
tags

todas as tags

arquivos

Janeiro 2012

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Março 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Setembro 2007

Abril 2007

subscrever feeds